Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Próximo encontro de Educomunicação!!!

... dia 23 de Junho receberemos em nossas dependências nossos parceiros de Educomunicação do CECI Guarani, Escola Djecupé e do Colégio Passionista São Paulo da Cruz.
Venha participar desse grande encontro!

Abraços e até breve.

Equipe Blog CEU Parque São Carlos.

Lá no Tucuruvi... eu vi...

...muito carinho e entusiasmo no dia 17/06/09, quando fomos recebidos no Colégio Passionista São Paulo da Cruz, junto com o pessoal do CECI Guarani e da Escola Djecupé!
Esse encontro nos proporcionou um momento de reflexão e integração entre comunidades educacionais de culturas diversificadas.







Assista o clipe desse encontro inesquecível...

Depois de tanta espera...

Entrevista com Ana Moser...
...finalmente conseguimos entrevistar a jogadora de vôlei Ana Beatriz Moser. A entrevista foi realizada no dia 01/06/09 no Instituto Esporte Educação.


“Comecei a jogar vôlei e a praticar esporte muito cedo, com sete anos. Eu jogava, fazia esporte na escola, tinha esporte em um clube da minha cidade, lá em Santa Catarina que eu jogava vôlei. Tinha um outro clube que eu fazia atletismo, eu fui fazendo, fui fazendo, eu gostava muito de fazer e fui participando, fui crescendo e aí eu fui participando de campeonato, jogando bem e tal, aí como eu já jogava em times não profissionais em Santa Catarina, com 13, 14 anos eu joguei o Campeonato Brasileiro pelo Santa Catarina e num determinado momento um time aqui de São Paulo me convidou para jogar profissionalmente. Aí eu virei atleta profissional. Foi uma coisa que foi acontecendo.”
“Um grande beijo à todos do Ceu São Carlos ! Muita energia boa , muita força , que vocês estudem bastante, respeitem os professores, respeitem as famílias, sejam muito criativos e lutem para conseguir as coisas que vocês querem...”

Ana Moser


Reportagem de Evelin Caroline Oliveira Cruz e Henrique Guilherme Barbosa da Silva


Leiam a Edição Especial do Jornal Gazeta Clarear !!!







Carta da Terra (3 partes)

A Educomunicação tem como um de seus principíos a conscientização quanto ao Meio Ambiente!!!
Espero que gostem e divulguem.





quinta-feira, 18 de junho de 2009

INTERCÂMBIO CULTURAL: CEU PQ. SÃO CARLOS, COLÉGIO PASSIONISTA SÃO PAULO DA CRUZ E A ALDEIA GUARANI DO JARAGUÁ!

No dia 26 de maio de 2009, alunos do CEU Pq. São Carlos e Colégio Passionista São Paulo da Cruz visitaram a Aldeia Guarani localizada no Pico do Jaraguá. Esse encontro faz parte do Projeto MACHUCA: Somos Todos Um!


















Assista o vídeo:

... primeira publicação do Jornal GAZETA CLAREAR



Quem é o criador da Turma da Mônica? Você sabe?
Leia e conheça...

A Turma da Mônica foi criada por Maurício de Sousa. Ele nasceu na cidade de Santa Isabel, estado de São Paulo em 1935. Teve três irmãos, sua mãe era poetisa e o pai poeta e barbeiro. Ainda pequeno foi morar em Mogi das Cruzes, local onde seu pai trabalhou em estações de rádio. Estudou no Externato São Francisco e trabalhou em rádio, ensaiou números de canto e dança, também desenhava cartazes e pôsteres para ajudar no orçamento doméstico. Seu maior sonho era dedicar-se ao desenho profissional. Fez ilustrações para o jornal de Mogi. Com o objetivo de desenvolver sua técnica em desenho, foi procurar os grandes centros onde editoras e jornais pudessem se interessar pelo seu trabalho. Foi repórter policial por 5 anos no jornal Folha da Manhã. Criou uma série em quadrinhos com o personagem Franjinha e seu cão Bidu que lhe deu uma vaga de desenhista e deixando a profissão de repórter policial.
Criou Cebolinha, Piteco, Chico Bento, Penadinho, Horácio, Raposão, Astronauta e uma página tipo tablóide, (formato de jornal reduzido no tamanho), para publicação semanal de historietas com seus personagens por cerca de dez anos.
Em 1970, lançou a Turma da Mônica com uma tiragem de 200 mil exemplares. Dois anos depois foram lançadas suas revistas dos diversos personagens que ficaram conhecidos em vários países.
Na década de 80, ocorreu uma invasão dos desenhos japoneses, Maurício então cria um estúdio de animação: A Black & White, com mais de 70 artistas realizando oito longa-metragens.
Além de todos esses trabalhos, Maurício de Sousa desenvolveu outros projetos, entre eles a criação do Parque Temático da Turma da Mônica no Shopping Eldorado em São Paulo, seguido de um no Rio de Janeiro e com previsão de outros no exterior.
Num dos seus projetos educacionais, Maurício criou personagens com necessidades especiais. Humberto foi o primeiro, nasceu com um tipo raro de paralisia cerebral, não fala e comunica-se com a linguagem de sinais. Luca é um menino de cadeira de rodas. Dorinha é uma deficiente visual e a Tati, uma personagem com Síndrome de Down. Assim ele trata com naturalidade as diferenças para a convivência na diversidade.

Redação de: Larissa Catharina S. Torres, 6ª C Ana Karine dos S. Souza, 6ª C

Tudo isso e muito mais na primeira edição do Jornal Gazeta Clarear !!!




Equipe Gazeta Clarear

Ana Karine dos Santos Souza
Bruno Willy dos Santos
Eder S. Nascimento
Evelin Caroline Oliveira Cruz
Giovanna Dourado Ferreira
Gisele Santana Santos
Graziela Macena
Henrique Guilherme B. da Silva
Jhonata dos S. Carvalho
Kathelin M. da Silva
Kauane P. G. F. da Silva
Laís Flores de Oliveira
Larissa Catharina Santos Torres
Lívia Oliveira Cruz
Maria Carolina Xavier
Maria Caroline Costa
Milene dos S. Alves
Paloma Reis
Paulo Henrique da S. Bezerra
Rogério Idelfonso da Silva Júnior


Responsáveis pela equipe: Elenita Rodrigues Guerra, Coord. de Ação do Núcleo Educacional; Vera Lúcia de Oliveira, Coord. de Projetos Educacionais; e, Fanny Kameda Andreeto; Especialista em Informações Técnico-Culturais e Desportivas.

Equipe Rádio/TV

Ana Carolina Teixeira Santos
Camila Souza de Oliveira
Evelyn Caroline Oliveira Cruz
Gabriela Eliza Rufino
Graziela Macena
Gisele Sanatana Santos
Hellen Larissa dos Santos Pereira Viana
Ian Andrade Santos
Kaique Alexandre de Oliveira Silva
Kimberly Mayara
Lais Cristina Pacheco de Castro
Letícia Pascoal de Araujo
Lívia Oliveira Cruz
Paloma Reis
Patrícia Lima Menezes
Washington Almeida de Araújo
Washington Felipe de Castro
Wesley Conceição de Souza


Responsáveis pela equipe: Higino Sérgio, Coord. de Projeto do Núcleo Educacional; Rodrigo Rosa Koprowski, Coord. de Projetos do Núcleo de Esporte; Paolo Alejandro Miranda Baez, Parceiro e Mestrando da USP.

Nosso blog

Deise Wolf
Gabrielli Serqueira Leite
Guilherme Serra Ventura
Guilherme Silva Morais
Giulia Serra Ventura
Laura Christovam Curti
Melissa Gonzaga Frazão da Silva
Mariane Xavier Rodrigues
Robson Barbosa Ferreira Júnior


Responsáveis pela equipe: Ana Paula Canato, Supervisora do Telecentro; Sacha Gabriel, Assistente Técnico.

O começo de TUDO...

Os alunos da EMEF foram convidados para uma apresentação do Projeto Educomunicação no Teatro “Olga Navarro” . Houve uma demonstração de cada mídia para que todos pudessem entender melhor como cada uma funciona.
Muitas crianças participaram, e foram avisadas que para isso deveriam possuir três ingredientes para esse trabalho: a criatividade, o respeito e a responsabilidade.
Foi feita a inscrição, escolhendo qual mídia de interesse (rádio e tv, internet ou jornal). Dias depois os interessados foram chamados para uma reunião e foi entregue um trabalho de pesquisa com três temas a escolher: Ecologia, Cultura da Paz e a lei 10.639 (Lei que determina o estudo da História da África nas escolas).
Os alunos que entregaram seus trabalhos e demonstraram ter os três ingredientes puderam fazer parte das equipes.
Temos muito trabalho pela frente, mas a nossa satisfação é ver o quanto essas crianças podem aprender sobre vários assuntos e também vão desenvolver a reflexão!

Assista o clipe...