Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de março de 2011

Turma do Gazetinha & Gazeta Clarear e suas mentirinhas...

Todo mundo sabe que o dia primeiro de abril é o dia da mentira. Um dia que passou a existir por causa de um rei da França chamado Carlos IX que decretou que o dia primeiro de janeiro seria o primeiro dia do ano, só que como naquela época as notícias demoravam muito para chegar, muitas pessoas ainda comemoravam o primeiro dia do ano no dia 25 de março, principalmente aquelas que não concordavam com a mudança. o que aconteceu foi que as pessoas que comemoravam o primeiro dia do ano em primeiro de janeiro começaram a fazer brincadeiras com os que não concordavam com a mudança enviando convites de festa que não existiam e presentes estranhos. Essas brincadeiras confundiam as pessoas e por isso o dia primeiro de abril e considerado o dia da mentira!

Para saber mais sobre o dia da mentira acesse:


Para falar sobre as nossas mentirinhas a Universo On Line veio nos visitar aqui no CEU e nós da equipe de Educomunicação, apesar de sentirmos vergonha, nós resolvemos falar TODAS AS NOSSAS MENTIRAS, pois afinal, dia primeiro de abril é o dia da mentira! E por que será que não existe o dia da verdade? Será porque se esqueceram de inventar? Ou será porque todos os dias são da verdade e só o dia primeiro de abril é que é o dia da mentira? O que você acha?

"Eu acho que não existe o dia da verdade porque quase sempre as pessoas falam a verdade, então não precisa ter um dia da verdade. Mas o que eu penso sobre a mentira é que ela pode prejudicar os outros de alguma maneira e isso não é legal!"

Depoimento de Stephanie dos Santos Gonçalves, 11 anos

"Eu acho que não existe o dia da verdade porque as pessoas acham que mentir é mais divertido do que falar a verdade. Mas o que eu penso sobre a mentira é quando você mente para uma pessoa, ela perde a confiança em você e quando você fala a verdade, ela não acredita mais."

Depoimento de Evelyn Vitória Elesbão Torres, 11 anos

" Eu acho que não existe o dia da verdade por que as pessoas falam verdades quase o ano todo e tem um dia especial só para falarem mentiras; mas isso de um jeito ou de outro isso prejudica de algum jeito nossa familías e nossos amigos."

Depoimento de Giulia Serra, 13 anos

"Não existe o dia da verdade porque nós contamos mais verdade do que mentira, por isso existe um dia especial para contarmos mentira o dia inteiro,, mas o que eu realmente penso sobre a mentira é que quando alguém conta mentira eu me sinto enganado e por isso eu acho que a mentira pode ser boa para quem conta, mas é ruim para quem acredita."

Depoimento de Israel Dantas Bezerra, 11 anos


Alunas repórteres Evelyn e Stephanie

Veja fotos da reportagem realizada pela Universo On Line

com a nossa equipe de educomunicação...



Reportagem dos alunos repórteres:

Evelyn Vitória Elesbão Torres
Stephanie dos Santos Gonçalves
Israel Dantas Bezerra
Giulia Serra Ventura

quarta-feira, 23 de março de 2011

Sementes plantadas para uma vida inteira!

De 12 a 20 de março, cada criança de 4 a 14 anos do CEU Pq. São Carlos pôde plantar dentro de si uma sementinha muito, muito preciosa! A sementinha da paz, da harmonia e da solidariedade, que com certeza irá brotar, gerar frutos e sementes que farão a diferença para a reconstrução de um mundo bem melhor para todos! Isso porque a Associação Brasil Soka Gakai Internacional, uma associação que reúne diversos profissionais que atuam em prol da cultura da paz, e a Diretoria Regional de Educação que visa promover ações educativas para toda a comunidade da região de São Miguel Paulista se uniram para promover a super ação:





A exposição que aconteceu no foyer e na sala multiuso do CEU Pq. São Carlos destacou a importância da ação de cada humano para o surgimento de uma nova consciência para o bem de toda a humanidade, incentivando a cultura da paz como meio para a própria sobrevivência! Sobrevivênvia esta que está totalmente vinculada a tudo que tem vida. O universo, o planeta, as pessoas, os animais e as plantas fazem parte de todos nós da mesma forma que fazemos parte deles e qualquer tipo de agressão a eles significa uma agressão a todos nós. Está em nossas mãos a possibilidade de um futuro próspero, para os nossos filhos e para os filhos de nossos filhos!



Veja fotos da solenidade de abertura que aconteceu no dia 13 de março:







"Meu nome é Thifany Monise de Carvalho, eu tenho 12 anos. No dia 12/03/11, eu participei da Trilha da Vida, e sabe, na primeira vez que eu fui, fiquei com medo por causa da venda, eu pensava que algum bicho iria me pegar, mas eu preferi ficar quieta. Quando chegou a minha vez, a mulher pegou na minha mão e eu entrei. Bom, no começo eu senti um perfume de flores maravilhoso e depois eu fui tocando em árvores, e até toquei num mini riacho com pedrinhas e tudo! Depois eu comecei a pisar num chão cheio de folhas secas e depois foi mudando tudo, fui pisando em pedras e depois em lixo, e quando a mulher começou a falar que quando eu tirasse a venda eu iria ver quem está prejudicando a nossa Terra. Ai eu tirei a venda e me vi num espelho, então pensei: Nossa! Bom, eu fiquei sem palavras!"


Assista o clipe e veja a opinião de Israel Dantas Bezerra, aluno repórter do Jornal Gazeta Clarear sobre o evento:





Imagem editada pelo aluno repórter

Israel Dantas Bezerra, 11 anos


“Eu gostei da exposição, por que ela mostra para todos como é importante preservar a natureza e que essa preservação precisa acontecer urgentemente de dentro para fora e de fora para dentro por que fazemos parte dela e preservá-la é preservar a nós mesmos.

Precisamos escolher os nossos caminhos na vida pois assim poderemos colher bons frutos, não só no nosso futuro, mas também no nosso presente!

Temos duas opções: preservar ou destruir. Eu quero preservar e você, o que você quer?"



Edição de imagem texto da aluna repórter Giulia Serra Ventura, 13 anos




Slide criado pelo aluno repórter Israel Dantas Bezerra com as fotos do encerramento do evento que aconteceu no dia 20 de março de 2011!




Crianças da Educação Infantil falam sobre o que viram na exposição...


quinta-feira, 3 de março de 2011

Será que você aí sabe como utilizar as piscinas do CEUs?








Pensando em informar a toda a comunidade sobre como utilizar as piscinas dos CEUs, nós do Gazeta Clarear e da Turma do Gazetinha resolvemos construir informativos à partir do material educativo que foi cedido pela Coordenação de Vigilância em Saúde - COVISA.

Nós adoramos brincar e nadar nas piscinas do CEU, por isso queremos que elas sejam muito bem cuidadas por todos! Afinal, cuidando das piscinas estamos cuidando da nossa própria saúde!
Para saber mais, acesse:

É Carnaval na EMEF!

No mês de março, professores, coordenadores e inspetores da EMEF CEU Pq. São Carlos organizaram com os seus alunos várias atividades de integração para iniciar o ano com muita alegria e
empolgação! PARABÉNS A TODOS PELA INICIATIVA!


Clipe editado por Melissa Micheletto Pereira
Coordenadora de Projetos do Núcleo Educacional

quarta-feira, 2 de março de 2011

Jornal Gazeta Clarear e Turma do Gazetinha iniciam suas atividades...

Entrevistas com amigos, pesquisa da própria árvore genealógica, jogos e brincadeiras fizeram parte das atividades de fevereiro que tiveram o tema: Da Diversidade à Identidade. Assista o clipe criado a partir do material produzido pelas crianças ao som da música: Filhote do Filhote de Rubinho do Vale.

Clipe editado por Fanny Kameda Andreeto
Especialista em Informações Técnico-Culturais e Desportivas

Fotos imagens produzidas pelos alunos repórteres da
Turma do Gazetinha e do Jornal Gazeta Clarear


Slide editado por Giulia Serra, 13 anos
Aluna repórter do Jornal Gazeta Clarear