Pesquisar este blog

sábado, 10 de julho de 2010

E por falar em Educomunicação...

"Desde quando eu era criança, quando me perguntam algo, fico pensando: “Será que digo o que querem ouvir ou digo o que realmente penso”?
Percebi ao longo do tempo que dizer o que todos querem ouvir é muito fácil, é só dizer e esperar os: Muito bem! Você foi ótimo! É isso aí! E então você fica repleto de “si mesmo” acreditando ser alguém que com certeza você não é. Ao passo que todas as vezes que digo o que eu realmente penso, posso não agradar, posso até não trazer soluções para aquele determinado momento, mas semeio a dúvida, a incerteza e a reflexão e o que é mais importante, a procura!
Acredito que a educomunicação começa exatamente nesse ponto...
Cada um de nós traz dentro de si uma verdade, um potencial único, e acredito ser a educomunicação uma ferramenta educativa que favorece o encontro com essa verdade e com esse potencial, que é nada mais nada menos o que falta para que esta ou aquela pergunta seja respondida.
O que é educomunicação? Diria ainda que é reconhecer no outro a nossa própria imperfeição para que possamos alcançar a perfeição. É enxergarmos em nós mesmos o que falta para que possamos ser completos. É percebermos a importância real de estarmos juntos para que possamos contribuir com o melhor de cada um de nós, visando uma sociedade que preza valores essenciais na construção de um mundo de paz e de harmonia para todos. Um amigo chileno disse um dia para mim que “Somos todos um” mas quando me encontrar com ele novamente direi que ele não estava assim tão certo, pois na verdade descobri que “Todos somos UM”. O que é educomunicação? Eu não sei bem ao certo! Espero que façamos dessa dúvida um incentivo para que cada vez mais possamos dialogar e descobrir mais e mais sobre ela e sobre nós mesmos!
No CEU Pq. São Carlos, educadores e educandos participam de vivências internas e externas que contribuem para a produção de programas de rádio, de textos para jornal e blog e principalmente para reflexões que acontecem periodicamente com cada uma das mídias e com toda a equipe. Trabalho diretamente no jornal, que foi intitulado pelas crianças como “Jornal Gazeta Clarear” que é impresso e virtual. Nos reunimos às quartas-feiras com as crianças para discutirmos o que cada uma deseja publicar e à partir daí dialogamos e elaboramos atividades para que elas sejam “inspiradas” a escrever textos para o nosso jornal que pode ser acessado por todos da escola, por meio de nosso blog. A equipe do jornal organiza ainda, reportagens, debates e enquetes em diversos espaços da escola promovendo a reflexão, o diálogo e a integração de todos visando a cultura da paz, que é o principal objetivo de nosso projeto. Esse é o meu trabalho, sou feliz por ser uma pequena e grande parte dele! Espero que cada vez mais educadores possam ter a oportunidade de trabalhar com a educomunicação e que cada um possa contribuir à sua maneira para a formação de nossas crianças, futuros transformadores de nossa sociedade!"

Por Fanny Kameda Andreeto 
Especialista em Informações Técnico-Culturais e Desportivas
CEU Pq. São Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário